sábado, 14 de fevereiro de 2009

O Terceiro Sexo

Semana passada minha mãe foi a um show numa quadra de escola de samba e me contou depois como o lugar estava bonito e decorado. "Tinha até banheiro para o terc.... GLS".

Para quem não sabe, "terceiro sexo" é um termo que remonta a um mito narrado por Platão sobre a história das almas gêmeas que diz que no início do mundo havia três sexos que eram como "siamases": os homens, as mulheres e os andróginos. Um dia, Zeus, irado pelo comportamento dos seres humanos, dividiu-os ao meio. Os primeiros se tornaram os homens gays, as segundas as lésbicas e os andrôginos (ou hermafroditas) se tornaram os heterossexuais. E seria por isso que estamos todos destinados a procurar nossas metades.

História bonitinha, né? Mas mesmo depois de ter sido usado como um argumento de defesa da homossexualidade para teóricos da sexualidade humana como Karl Ulrichs, o termo se desvirtuou. E passou a ser usado por homofóbicos para defender exatamente o contrário.
O que algumas pessoas querem dizer quando citam "Deus fez o homem e a mulher" é afirmar que esse "terceiro sexo" não foi criação divina. Alguns até citam o trecho da constiuição que afirmam a mesma coisa para dizer que os direitos homossexuais são inconstitucionais.
E os banheiros GLS?
Eles representam uma vitória da comunidade LGBT. Evitam constragimento a muitas pessoas, da comunidade (ou não) mas ao mesmo tempo reafirmam um pensamento que muitas pessoas tem mesmo sem conhecer mitologia ou teoria de que homossexuais fazem parte de um grupo distinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Anexos