Hoje a dica cultural é minha, então não é filme de arte ou exclusivamente de temática gay e sim um bom filme americano, do circuito.
"Presságio" (Knowing), o novo filme de Alex Proyas, é uma ficção científica/filme catástrofe apocalíptico/suspense de medinho que me saiu uma grata surpresa.
Vou colocar um SPOILER ALERT, por que desse ponto em diante falarei do filme e a princípio eu iria me conter sobre algumas surpresas, mas não sei se vai dar...
A história começa em 1959, quando é inaugurada uma escola e as crianças fazem uma cápsula do tempo com desenhos de como seria 2009. A menininha atormentada e melancólica que teve essa idéia, ao invés de desenhar os foguetes e carros voadores dos anos 2000, faz uma sequência de números. 50 anos depois, a cápsula é aberta e cada aluno de hoje recebe um envelope. O que contém os números vai para o filho do personagem de Nicholas Cage. É o garoto que acha que os números podem significar algo e seu pai, um professor de astrofísica do MIT, acaba descobrindo que os números mostram datas, coordenadas e número de mortos de inúmeros acidentes e incidentes desses 50 anos, com 3 deles ainda por vir.
Quando o primeiro se confirma, ele tem certeza de que a lista é válida e tenta impedir o segundo, enquanto investiga a vida da menina. Seu filho passa a ser seguido por homens ASSUSTADORES e ele acaba localizando a filha e a neta da menina que fez a lista. Com a investigação, descobre que a última das profecias não indicava 33 como número de mortos, e sim a sigla EE, de "everyone else" (todo o restante). Ou seja: apocalipse. Aí o filme segue para a sua parte final, com coisas do roteiro amarrando tudo.
O interessante do filme é que o personagem dele discute, com o filho e os alunos, a eterna questão entre religião e ciência, se todos os acontecimentos são pensados e acontecem por algum motivo ou simplesmente por uma incrível coincidência.
AGORA SIM, O SPOILER!! Como as profecias vão se confirmando e no fim ficamos sabendo que os homens assustadores são alienígenas que vieram a Terra para recolher alguns eleitos, temos uma confirmação "científica" do apocalipse biblíco. Seres vindos dos céus para poupar escolhidos, hecatombe e profetas, num filme que se chama "Knowing" levanta a hipótese que a Bíblia poderia ser confirmada pela ciência, com anjos, deuses e denôminos sendo simplesmente a interpretação de nossos antepassados dos habitantes de outros planetas.
A graça está em pensar nas possibilidade e ver o que escolher, com essa liberdade. Pois assim como na aula que acontece dentro do filme, temos a opção. Ou seja, diversão para crentes e ateus.
ADORO!

Eram os Deuses astronutas?
ResponderExcluirnão. não eram ASTRONUTAS, eram ASTRONAUTAS!
ResponderExcluirFicu alarmedo cum o sensu de humors de cerktas pessoasr ...
ResponderExcluirme too.
ResponderExcluirCrianças, não briguem.
ResponderExcluirE sim, quem sabe Däniken não estava certo? Acho mais provável do que qualquer coisa escrita na Bíblia.
Acho mais provável do que qualquer coisa escrita na Bíblia [2]
ResponderExcluir