quinta-feira, 9 de julho de 2009

The Celluloid Closet (1995)


Falando em Commercial Closet...


Só tive a oportunidade de ver esse filme porque um amigo conseguiu comprar esse filme. Hoje sei que ele está disponível internet a fora mas não estou aqui pra incentivar a pirataria.

Na busca que fiz antes de postar descobri que os diretores Rob Epstein e Jeffrey Friedman são também os responsáveis pelo obrigatório Paragraph 175 (O Triângulo Rosa) - um filme sobre a perseguição nazista aos homossexuais. Em ambos os filmes é possível perceber a investigação documental dos dois. Acho até que o filme fala as suas referências bibliográficas além do livro do livro homônio de Vito Russo.

Celluloid Closet (O Outro Lado de Hollywood) fala sobre a presença de personagens homossexuais em produções cinematográficas, principalmente norte-americano, desde o cinema mudo à produções mais recentes.

Este documentário conta com depoimentos de astros hollywoodianos como Tom Hanks, Whoppie Goldberg, Susan Sarandon e Shirley Maclaine assim como de autores como Gore Vidal (Ben Hur, Suddenly Last Summer) e Paul Rudnick (roterista de Será que ele é? e Jeffrey). Sem falar da participação do ícone Quentin Crisp - quem não conhece deveria ver a adaptação cinematográfica de sua biografia.

O legal desse documentário é o outing de cenas que passaram despercebidas pelo grande público, assim como os depoimentos sobre como a presença de tais personagens, mesmo de modo implícito na maioria das vezes, foi importante para algumas pessoas.

Um comentário:

  1. olá! só fui ver seu comentário agora. Bom, agradeço os elogios. fico feliz que tenha gostado de meus trabalhos. Apóio a idéia de divulgar artistas e não só homens pelados hehehe ( um lugar comum já em blogs ). então, tenho sim, uma galeria-portfolio online. o link é : http://joapa.deviantart.com/gallery/

    me avise quando sair o post, viu?
    abraços
    João Paulo

    ResponderExcluir

Posts Anexos