Falando em Commercial Closet...
Só tive a oportunidade de ver esse filme porque um amigo conseguiu comprar esse filme. Hoje sei que ele está disponível internet a fora mas não estou aqui pra incentivar a pirataria.
Na busca que fiz antes de postar descobri que os diretores Rob Epstein e Jeffrey Friedman são também os responsáveis pelo obrigatório Paragraph 175 (O Triângulo Rosa) - um filme sobre a perseguição nazista aos homossexuais. Em ambos os filmes é possível perceber a investigação documental dos dois. Acho até que o filme fala as suas referências bibliográficas além do livro do livro homônio de Vito Russo.
Celluloid Closet (O Outro Lado de Hollywood) fala sobre a presença de personagens homossexuais em produções cinematográficas, principalmente norte-americano, desde o cinema mudo à produções mais recentes.
Este documentário conta com depoimentos de astros hollywoodianos como Tom Hanks, Whoppie Goldberg, Susan Sarandon e Shirley Maclaine assim como de autores como Gore Vidal (Ben Hur, Suddenly Last Summer) e Paul Rudnick (roterista de Será que ele é? e Jeffrey). Sem falar da participação do ícone Quentin Crisp - quem não conhece deveria ver a adaptação cinematográfica de sua biografia.
O legal desse documentário é o outing de cenas que passaram despercebidas pelo grande público, assim como os depoimentos sobre como a presença de tais personagens, mesmo de modo implícito na maioria das vezes, foi importante para algumas pessoas.
olá! só fui ver seu comentário agora. Bom, agradeço os elogios. fico feliz que tenha gostado de meus trabalhos. Apóio a idéia de divulgar artistas e não só homens pelados hehehe ( um lugar comum já em blogs ). então, tenho sim, uma galeria-portfolio online. o link é : http://joapa.deviantart.com/gallery/
ResponderExcluirme avise quando sair o post, viu?
abraços
João Paulo