sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Denise, a que fala como um gay jovem

Não sei se todos acompanham os quadrinhos da Turma da Mônica, eu não acompanho os quadrinhos... clássicos mas comecei a comprar a versão mangá Jovem e nesse número cinco - o atual e o mais simpático até agora - eis que me deparo com a personagem Denise, que fala todas as gírias dos jovens gays. Não dei muita atenção para isso pois achei que era implicância minha e creditei essa fala por achar que ela era a personagem patricinha.

Na terça, falando com uma colega estagiária, que me disse acompanhar os gibis clássicos da TdMônica perguntei sobre a Denise e ela me contou uma história engraçadinha da personagem que pode ser conferida na wikipedia específica. Mas o que mais me chamou a atenção na versão dela é como ela classificou o jeito da Denise falar: "Quando a Denise começou a falar igual à um TRAVECO é que ela ganhou mais destaque!".

Pronto, já tenho uma nova personagem favorita: a Denise. Tá bom nem é pra tanto, mas ela é BEM engraçada. "A Loka". Agora estou até mais interessado nas amizades da Denise, porque ela não pegou esse linguajar do nada não é verdade? Deve ter um roteirista viadíssimo só pra fazer as falas dela. Porque é realmente impressionante. Se uma pessoa hétero que nem reconhece um gay quando vê (moi) percebeu a fala dela como estereótipo de fala gay é porque ela não é simplesmente patricinha, é uma Diva (ou fag-hag, mulher amiga de gays em inglês) .

Se você realmente não conhece o universo da Turma da Mônica não deve saber que a equipe do Mauricío de Sousa se empenha em incluir todo tipo de difernça, então tem personagem de tudo quanto é fenótipo. E como gay não tem lá um fenótipo específico... nunca teve um personagem gay ou lésbica.

Agora pergunto se a Denise é:
a. só uma personagem engraçada com fala caricata
b. um jeito que a equipe do Maurício encontrou para que gays tivessem com quem se identificar
c. como agora existe a versão jovem (não mais criancinhas) através de uma Diva como a Denise um personagem gay poderá surgir?

Eu torço pela C obviamente. E se alguém já leu a edição da Turma da Mônica Jovem #5 vai saber que se for um menino gay ele deve se interessar pelo Titi. Se eu chegar a descobrir a resposta eu comento sobre.

2 comentários:

  1. Atóron, preciso ler urgentemente!

    ResponderExcluir
  2. rá, eu li essa edição e ia até fazer um post sobre isso, achei muito estranho e pensei: será que as meninas de hoje estão falando assim? não tenho como saber então deixei quieto

    ResponderExcluir

Posts Anexos