quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A "irreverência" do carnaval carioca e é claro, o BBBiba...

Na terça-feira, pouco antes de eu sair daqui em direção às ruas animadas de Ipanema, vi o informe da Globo sobre a tradicional Banda de Ipanema, que desfilava.

A repórter, depois de falar um pouco da história da banda, disse que ela era uma das que atraíam os foliões "mais irreverentes". Minha sobrancelha subiu... Vamos olhar o povo irreverente da banda?

Pois é, ao contrário do Bloco das piranhas, onde homens mostram irreverência vestidos de mulher, a Banda de Ipanema (como o bairro todo, aliás), concentra a maior parte de foliões gays do carnaval carioca.

Tudo bem, eu entendo que para fazer uma reportagem é preciso ter cuidado com certos termos, e não necessariamente a repórter precisaria dizer que ali só tinha viado ou homossexuais... mas acho interessante o uso de "irreverente" como alternativa politicamente correta.

Sim, é carnaval, sim, as pessoas estavam se divertindo, sim, somos irreverentes. Mas muitas das Drag Queens ali na banda são mesmo Drag Queens, fora do período carnavalesco. Outros tantos vestidos de mulher, são gays, e mesmo com muitos héteros, cachorros e crianças, o bloco é gay.

Está no Guia Gay da cidade, assim como o bairro. Então eu acho engraçado que o melhor termo para o que é escrachado, efeminado e maquiado seja "irreverente"...
#
E no BBB, Angélica se revoltou com Dourado, foi falar isso para todo mundo e a edição ajudou a pintá-la como vilã manipuladora. Perseguido, agora sim acho impossível que Dourado não ganhe, terminando essa BBB que devia ser histórico como mais uma lamentável vitória da homofobia. Pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Anexos