segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BRÜNO



Desde que os primeiros trailers de Brüno, o novo filme de Sacha Baron Cohen, apareceram na internet, grupos de militância gay no mundo inteiro embarcaram na polêmica humor x politicamente correto (recentemente discutida aqui no blog).

Assim como em Borat (tão 2006!), a idéia é usar situações extremamente constrangedoras justamente para denunciar os preconceitos e absurdos daqueles considerados normais. Se antes tínhamos um repórter do Cazaquistão que vomitava machismo e anti-semitismo, agora temos um afetado apresentador gay de Viena, com o sonho de se tornar "a celebridade mais famosa da Áustria depois de Hitler".

Em sua jornada, Brüno critica a fábrica de celebridades de Hollywood, o conteúdo de programas de TV e o mundinho fashion, enquanto as reações às suas cenas absurdas vão revelando como aceitar o diferente ainda é uma questão espinhosa.

A GLAAD (Gay and Lesbian Alliance Against Defamation), pediu que a Universal, distribuidora do filme, incluísse um aviso politicamente correto de tolerância, por considerar que o filme, embora tenha momentos engraçados, muitas vezes faz piada do comportamento homossexual. O aviso não foi colocado, e a nova polêmica é com o grupo terrorista Al Aqsa Martyrs Brigades, que ameaça tomar providências contra Cohen, por "conspirar para usar o nome do grupo" num filme de tal conteúdo.

O caso é que depois de Borat, ninguém deve esperar de Brüno um humor refinado, e é aí que expectador deve tomar partido.

Se gosta de sátira e de situações que beiram o escatológico, mas que até dão o que pensar, com certeza vale a ida ao cinema. Já se a onda é refletir sobre questões sérias, sem espaço para desconforto, talvez seja melhor esperar o lançamento em DVD.

Eu, que quase sempre acho a militância exagerada, fiquei mais interessado e ver as reações do público e das "vítimas" de Brüno do que em me sentir ultrajado pelo personagem.

B-Fab poderia ter feito download do filme como fazem os seus amigos, só para postar aqui uma crítica, contudo, preferiu esperar o convite para uma exibição exclusiva para a imprensa, permanecendo fiel a seu fabulous self!

Um comentário:

Posts Anexos